• Carioca da Gema

Cláudio Jorge é carioca da gema

Autor: Luis Pimentel

Caricatura: Carlos Amorim

Simpatia à prova dos nove, amigo nota dez de seus amigos, o compositor, instrumentista e arranjador (detalhe: também canta, e bem) Cláudio Jorge é um carioca da gema, desses que tornam a omelete da nossa música bem mais saborosa. Aniversariante de outubro (dia 3), nascido em 1949, ele se diz “um músico brasileiro, carioca, que tem o maior prazer e orgulho da música do seu país”. E acrescenta, com a sinceridade que o caracteriza: “Minhas principais influências são o samba, o jazz, os Beatles, Jorge Santos, Hélio Delmiro e George Benson”.

São praticamente 40 anos de carreira – pois em 1972 já mostrava a cara e o talento em festivais da canção (no II Festival Universitário da Gama Filho), classificando duas canções feitas em parceria com Ricardo Neves e Ivan Wrigg). Daí para cá, as parcerias se multiplicaram. Vieram Cartola, João Nogueira, Luiz Carlos da Vila, Aldir Blanc, Nei Lopes, Elton Medeiros, Ivor Lancellotti e muitos, muitos outros. Nessa trajetória, além de cantar e de tocar suas criações, acompanhou muitos artistas brasileiros, em palcos ou em estúdios. Ele mesmo nos lembra de Ismael Silva, Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, João Nogueira, Sivuca e Martinho da Vila... Mas tem muito mais.

Cláudio Jorge tem uma carreira respeitada e movimentada, com apresentações marcantes no Brasil e no exterior; tem uma obra vasta, sozinho ou com os seus inúmeros parceiros; tem o orgulho de ser reconhecido como um dos melhores e mais inspirados criadores de nossa música; e tem pelo menos meia-dúzia de discos lançados, atendo-me aos que conheço: "Cláudio Jorge" (1980), "Uma casa Brasileira" (1981), "Coisa de chefe" (2001), “Matrizes", em parceria com Luiz Carlos da Vila (2005, "O violão e o samba", em parceria com Dorina e Carlinhos 7 Cordas (2007) e "Amigo de fé" (2007).

Amigo de fé, da música e dos músicos, torcendo pelos seus pares e incentivando os iniciantes, Cláudio Jorge joga no time dos que vestem a camisa do MPB em tempo integral. Merece todo o nosso carinho.

Luís Pimentel

0 visualização
(21)98556-0834
av.mem de sÁ, 79

Razão Social: thianas eventos Ltda.

CNPJ: 14.022.532/0001-34

© 2019 by Carioca da Gema